Ads Top

PASSEANDO PELO CENTRO "DI SAMPA", MEU!

E depois de um dia onde nós conhecemos o santuário dos Flechas Azuis, "voltamos" no tempo
com a EXPO VER, VIVER e REVER 2007 no Memorial da América Latina, registramos um pouquinho do que passa no Terminal Barra Funda e vimos o que há de mais moderno no transporte coletivo, o Corredor Expresso Tiradentes, fizemos um pequeno mas grandioso passeio pelo Centro de São Paulo.

Uma pequena mostra do Centro da maior Metrópole Brasileira: Com seus prédios que mesclam o moderno com o histórico. E o grande movimento de carros, ônibus e motos confirmam a fama de que São Paulo é a cidade que não pára!!!

Não sei ao certo o que esse prédio é...mas, não pude deixar de registrar a magnífica arquitetura do mesmo. E cantarolando Caetano Veloso..."Alguma coisa acontece no meu coração..."

"...Que só quando cruza a Ipiranga...E a Avenida São João..."

E curtamos um pouco mais do Centro de Sampa!

E o RDV. ETC apresenta um cidadão que contribuiu muito para que São Paulo é o que é hoje!!! Com vocês, Matarazzo...Conde Francesco Matarazzo


Francesco Antonio Maria Matarazzo

(Castellabate, 9 de março de 1854 — São Paulo, 10 de dezembro de 1937) foi um empresário ítalo-brasileiro que criou o maior complexo industrial da América Latina do início do século XX, tendo sido um dos marcos da modernização no Brasil.

Em 1881, aos 27 anos emigra para o Brasil, em busca de melhores condições de vida. No porto de Santos, perde parte da carga que trazia e, com o dinheiro que lhe sobra, estabelece na cidade de Sorocaba uma empresa de produção e comércio de banha de porco. Em 1890, muda-se para São Paulo e funda, com os irmãos Giuseppe (José) e Luigi (Luís), a empresa Matarazzo & Irmãos.

Em 1891, a empresa foi dissolvida e constituiu-se em seu lugar a Companhia Matarazzo S.A. que já conta com 43 acionistas minoritários.

Em 1900, a guerra entre a Espanha e os países centro-americanos dificulta a compra do produto e ele consegue crédito do London and Brazilian Bank para construir um moinho na capital. A partir daí, seu império se expande rapidamente, chegando a reunir 365 fábricas por todo o Brasil.

A renda bruta do conglomerado é a quarta maior do país, e 6% da população paulistana depende de suas fábricas, que, em 1911, passam a se chamar Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM), uma sociedade anônima.

Sua estratégia de crescimento segue o lema "uma coisa puxa a outra". Para embalar o trigo, monta uma tecelagem. Para aproveitar o algodão usado na produção do tecido, instala uma refinaria de óleo, e assim por diante. Em reconhecimento à ajuda que envia à Itália durante a Primeira Guerra Mundial, em 1917 recebe do Rei Vítor Emanuel III o título de conde. Em 1928 participa da fundação do Centro das Indústrias de São Paulo (atual FIESP).

Ao longo de sua vida, foi condecorado com os seguintes Títulos e comendas:

  • Conte - Decreto Real de 25 de junho de 1917, extensivo aos filhos varões em 2 de dezembro de 1926
  • Cavaliere Magistrale del Sovrano Militare Ordine di Malta
  • Cavaliere di Gran Croce del Gran Crodone dell’Ordine della Corona d'Italia
  • Cavaliere del Lavoro
  • Croce al Mertio Ungherese
  • Cavaliere Ufficiale di prima classe dell’Ordine Cruzeiro do Sul


E assim foi a ida do RELATOS DE VIAGEM ETC a São Paulo! Agradecemos primeiramente a DEUS por conceder a nós, humildes mortais, um dia cheio de alegria e muita paz no coração.

E agradeço mais uma vez aos 45 busólogos que fizeram do dia 24 de novembro um dia inesquecível! Valeu Sydney Jr, Valeu André Vega, David Santos Chaves Jr, Rodrigo Gomes, Diego Almeida, Felipe Pacheco, Adriano Minervino, Edmar Coutinho, Leonardo Branco, André Andrade, Roberto Marinho, Fernando Poubel, Armando Reis, Sinaldo Araújo, Márcio Venino...Todos, Todos, TODOS os envolvidos nesse belo evento merecem os parabéns!!!

Abração e que 2008 seja um ano de muita paz, saúde e amor para todos os busólogos!!

"Chamando pelas ruas, nas estradas e avenidas
Com a gente são outros O 500...
Turismo, amizade, humor e busologia

Que DEUS lhe acompanhe em toda a sua viagem
E que o Ronco do SCANIA esteja com você...

Que DEUS lhe acompanhe em toda a sua viagem
E que o Ronco do SCANIA esteja com vocêêêê..."

Música de Fim do ano do RELATOS DE VIAGEM ETC., Composição e ritmo de Rodrigo Silva.

QUE DEUS E O RONCO DO SCANIA 113 ESTEJAM COM TODOS EM 2008!!

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Leonardo Branco, Luiz Antonio Doria e Sydney Jr (Foto Oficial 1001)
Fonte Biografia Francesco Matarazzo: Wikipedia

Um comentário:

  1. Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.