Ads Top

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA E A HISTÓRIA DO TRANSPORTE COLETIVO

Depois de passarmos parte da manhã na Garagem G1 da Cometa, nos encaminhamos para o objetivo supremo de nossa visita: A EXPO VER, VIVER e REVER 2007, evento de grande importância para a história do transporte coletivo brasileiro, realizado no Memorial da América Latina.

No caminho para o evento...

...A "Marquês de Sapucaí" Paulista.

Em 18 de março de 1989, foi inaugurado o Memorial da América Latina, com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

Sala de Atos do Memorial. Nela, estão anexadas a Biblioteca e a Galeria de Arte.

Assim, o Memorial nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.

Pavilhão da Criatividade

O conjunto arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer, que também projetou o conjunto arquitetônico de Brasília e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Mas, vamos a EXPO VVR 2007...

Organizado pelo 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, através da figura do Sr. Antonio C. Kaio Castro, o evento reuniu verdadeira jóias do transporte brasileiro. Isso graças ao grande número de empresários e pessoas ligados ao setor do transporte público, incluindo colecionadores e apaixonados por ônibus.

Comecemos com uma imaginária viagem a New York City (ou seria Nova Iorque, em Piauí?)

Com o GM Coach da Turismo Santa Rita...SÃO PAULO-NEW YORK...hehehehehe

E saudemos o chassi SCANIA em dois estilos.

Esse belíssimo Marcopolo III, em SCANIA 112 e...

...o grandioso NIELSON Diplomata 380 da Expresso Brasileiro! E confiram o interior da "criança"
Conforto levado a sério...

E para quem pensa que esse gigante se aposentou...nada disso, ele ainda pode ser encontrado na Rio x São Paulo. Segura essa, 1001!! E por falar em 1001...

...Esse Nielson tem 1001 Histórias para contar...heheheh...Ele já rodou bastante pelas cidades atendidas pela Auto Viação 1001 e hoje...

...Ele é uma Biblioteca móvel, levando muitas histórias e incentivando a leitura por onde passa. E já que estamos falando de Nielson...

...Mais um Nielson marcando presença no Memorial da América Latina...Um Diplomata sobre MB (provavelmente um O 371) da Turismo Rodrigues.

E a Turismo Santa Rita tem mais...

Monobloco MB O 321 HL. Só Alegria!! E a Viação ABC (Não é a ABC de S.Gonçalo não!) também tem um O 321 HL...

...e reparem no detalhe da traseira.


Uma volta ao tempo: O Viajante Doria e o chofer (ou se vocês preferirem, motorista) dessa Jardineira Chevrolet, que prestou bons serviços a Viação ABC. O Funcionário explicou como era uma viagem nessa belezinha da foto, com direito a ticket/bilhete (sistema que vigora até hoje). Abaixo, fotos do interior dessa jardineira que nunca anda triste.


E Paraty também marcou presença...

...Não a cidade e sim a Viação Paraty, com esse Metropolitana, motorizado sob o Chassi MB

Gira, Gira, Gira, Gira, Giramundo...Direto de Juiz de Fora, saudemos esse Monobloco Mineiro, Uai! E mais um belo exemplar da história do transporte no Brasil.

A Jardineira e Detalhes sobre ela.

Ô Abram alas, que a CAPRIOLI vai passar!!!

Começando com o desfile desse "Pierrô": GM Transit 1955, o "Coa-chinho" com duas portas e com estrutura metálica e chapeamento de aço.

Temos também esse Mercedes-Benz. O L-312 Torpedo, de 1957 sob a carroceria Metropolitana. O primeiro caminhão transformado em Ônibus e equipado com bloco a diesel OM-312 de 100HP


E em "Brittish Style", a Caprioli tem em seu acervo um Thamco ODA (Ônibus urbano com dois andares) em chassi Scania K112.

E vamos todos para a escola?? A Caprioli nos oferece esse Ford 6700.

E a Viação Itapemirim brindou os visitantes dessa Expo com o seu primeiro carro: Um Grassi O 321, modelo 1958.

Sob o chassi MB OM-352, com potência de 122CV...

...e capacidade para 37 passageiros sentados.

E falando em Mercedes-Benz...

Um exemplar de um chassi da empresa...

E quem vem lá de Colombo-PR?

Esse simpático Nimbus TR3, da Viação Colombo. Quem sabe não nos veremos em sua cidade natal?

Pelo seu representante, Colombo tá merecendo uma visitinha do RELATOS DE VIAGEM ETC.

E agora, vamos avançar no tempo...mas, não muito...

Caio Padron Vitória, em MB OF 1318 da Viação Safira, de São Caetano do Sul-SP. E no detalhe abaixo, podemos conferir o itinerário que ele seguia

Da mesma empresa, foi apresentado um Caio Gabriela.

E a EMTU, enviou o seu representante...

Um Urbanuss Pluss Hibrído, com tecnologia brasileira e motor traseiro. E no detalhe, o setor em que ele operava: O Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara.

E a Viação Cometa também se fez presente na Expo VVR, através de seu carro-chefe: O Lendário Flecha Azul! Símbolo de classe, estilo e transporte confortável e eficiente por décadas! E na exposição, além do Flecha estavam painéis mostrando um pouco da história dessa tradicional empresa.

Um pouco da história do Sr. Jelson da Costa Antunes, que adquiriu em 2001 a Viação Cometa através do Grupo JCA. Coincindência ou não, o primeiro ônibus adquirido pelo Sr. Jelson foi da Cometa.

E além dessas raridades registradas, destaque para a Jardineira Chevrolet 6500, do ano de 1963 do Clube da Banana e que faz participações em Comerciais e Programas de TV, o Monobloco O 352-HL da Bonini.

E a próxima parada...TERMINAL BARRA FUNDA!! Até quarta que vem!

Abraços!

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Leonardo Branco e Luiz Antonio Doria

Um comentário:

  1. Migoooooooooooo
    parabens pelo blog..
    ta lindo demais...entao quer dizer q foi pra Sampa...kkkk
    to começando a gostar da ideia...me aventurando igual a voce ne??
    te adorooo..
    beijos
    Andressa

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.