Ads Top

CANTINHO DO BUSOLOGO - Seu Siqueira e Dotô Tamandaré

E encerrando a visita busólogica a Campos dos Goytacazes, o CANTINHO DO BUSÓLOGO apresenta dois "senhores" que sempre andam pelas ruas campistas: Seu Siqueira e o ilustríssimo Dotô Tamandaré.

Ciferal GLS BUS em MB OF 1620 da Viação Siqueira, na Linha CAPÃO via IPS/João Maria.

Tamandaré...isso me remete ao bravo Almirante Tamandaré...

Joaquim Marques Lisboa,

Popularmente conhecido como Almirante Tamandaré (Rio Grande, 13 de dezembro de 1807 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1897), foi um militar da Marinha do Brasil. Na carreira, atingiu o posto de Almirante, tendo os seus serviços à pátria sido reconhecidos pelo Império com a concessão do título de marquês de Tamandaré.

Herói nacional, é o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. O dia de seu nascimento, 13 de dezembro, é lembrado como o Dia do Marinheiro. Participou nas lutas da guerra da Independência do Brasil, na Bahia, da Confederação do Equador e da repressão às revoltas ocorridas durante o Período Regencial: a Cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, a Balaiada e a Praieira.

No plano externo, participou da Guerra contra Oribe e Rosas e, com a eclosão da Guerra do Paraguai, comandou as forças navais em operação na bacia do Rio da Prata, em apoio à batalha do Passo da Pátria, à batalha de Curuzu e à batalha de Curupaiti. Em 13 de dezembro de 2004 o seu nome foi incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais, localizado no Panteão da Pátria, em Brasília.

Mas, em Campos...ele precisa ser melhor representado.

Torino GV, também MB OF 1620 e operando a linha CENTRO.

Agora, acabou?? Simmmmm!!! Agora fechou a conta sobre Campos dos Goytacazes...E o que virá a seguir?? Aguardem a próxima atração!

Abraços!

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.