Ads Top

RESULTADO DE ENQUETE - Momento Ideale

"Qual modelo urbano/rodoviário deve ser adotado como padrão na ligação Baixada-Barra?"

Esta foi a pergunta da mais recente enquete do RdV, encerrada na última semana. No que depender de mais da metade dos quinze votantes, esta foi a enquete Ideale.
O par da Marcopolo (Viale/Ideale) recebeu oito votos, seguido dos pares da Busscar (Urbanuss Pluss/El Buss 320), San Marino Neobus (Spectrum City/Spectrum Road) e Caio Induscar (Apache Vip/Giro), com dois votos cada, e um voto para o par da Mascarello (GranVia/GranFlex).
Nós da Equipe Relatos de Viagem Etc. não escondemos nossa predileção pelo Viale como ônibus urbano, tanto que gerou até um belo post só com fotos do modelo (clique aqui para conhecer). Agora, então, é hora de a gente mostrar alguns dos Ideales do Rio de Janeiro!

Começamos com este exemplar da Aparecida, figura carimbada na linha Barra Mansa x Barra do Piraí, e fotografado pelo Viajante Dória em Barra Mansa.
O Ideale foi concebido pela Marcopolo como um modelo intermediário entre um Intercity e um Rodoviário, tornando-se ideal para médias distâncias.

O modelo casou muito bem com a pintura da Braso Lisboa, que o utiliza na linha 740D (Leme x Charitas). Foto de Sydney Junior, do arquivo da Cia. de Ônibus.
Geralmente ele é montado sobre chassis de motorização dianteira - a grande maioria dos do Rio, inclusive dos aqui mostrados, é sobre Mercedes-Benz OF-1722M -, mas o Ideale pode ser encarroçado praticamente sobre qualquer plataforma.

Como dizem, um bom motor traseiro são outros O-500... Este Ideale da Nossa Senhora do Amparo estrela na linha Niterói x Maricá. Foto de Rodrigo Silva.
Devido a esta versatilidade, hoje podemos ver Ideales de todos os tamanhos... E agora é a vez dos pequeninos.

Vinde a mim este Normandy. A empresa comprou vários exemplares maiores, sobre Mercedes-Benz OF-1722, e outros como este fotografado pelo David Freitas, do Sul Fluminense Bus, sobre OF-1418. Estes menores são encontrados pela cidade, como na linha Castelo x Vila Valqueire, mas um deles já foi flagrado por nossas lentes cobrindo os 170km em aclive que separam a Capital da pacata Valença. Clique aqui para conferir.

E, para as ruas da Zona Sul, este Ideale sobre Volkswagen 15-180EOD da Real Auto Ônibus, na linha Castelo x Leblon, também sob as lentes do David.

E, para viajar em alta classe para Magé e Guapimirim, temos este modelo com vidros inteiros da Reginas, que batizou o serviço com Ideales partindo do Centro do Rio de HighClass, na foto do Sydney da Cia. de Ônibus.
Sem dúvida, uma substituição interessante para os Campiones sem ar que estavam nestas linhas.

E este é para toda Zona Oeste. Do Centro para Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grota Funda, etc., etc., etc. e Campo Grande, numa viagem que atinge duas horas fácil, fácil. Ideale da Jabour, na linha 1134. Eles também são vistos na 1132, que vai a Campo Grande pela Vila Militar e Bangu.

E em dose tripla, o Grupo Rio Ita apresenta seus Ideales...
O primeiro é da empresa-mãe, fazendo a linha Rio Bonito x Niterói.

E a Fagundes... O Silva confessa que, depois do que aconteceu no Senior (quer saber? Clique aqui), só toma o Alcântara x Castelo se for de Ideale, pois nele o ar condicionado funciona... Ele também pode ser encontrado na Alcântara x Botafogo, e tem agraciado o público de Santa Izabel de uns meses para cá.

E este é o da Rio Minho, facilmente encontrado nas linhas que ligam Niterói à Baixada Fluminense. A foto é do acervo da Cia. de Ônibus, pelas lentes de Alex Souza Cornélio.

E olha aí mais um representante do sul fluminense. O Silva fotografou este Colitur na linha Volta Redonda x Angra dos Reis...
E, para fechar, um sonho... Este Ideale da... Mauá?! Claro que é uma montagem do grande Emerson Dorneles sobre foto que o Leonardo Branco tirou de um Rio Ita.

Um grande abraço a todos vocês, e tudo de bom :)

3 comentários:

  1. o melhor desse carro da Mauá é a vista que o Leo Branco fez em homenagem a um amigo ahguhauahauhauahaua

    Esse Ideale é volks? hoje essa numeração pertence a um fuscao da 532 hauahuahauhauahauhauhauhaua

    ResponderExcluir
  2. O Ideale é OF 1722.

    Pela foto, foi tirada em Rio Bonito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este sonho está prestes a virar realidade. Flávio Assumpção viu um carro da Ideale da Mauá rumo à garagem. Que maravilha...

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.