Ads Top

Recantos do Rio - A Ladeira da Misericódia

Fala, meu povo!

E o Recantos do Rio está de volta. Depois de mostrar a Rua Primeiro de Março, um pouquinho de Botafogo, o Campo de Santana e a Praça Tiradentes, hoje apresentamos um cantinho do Rio que muitos passam perto, mas poucos (inclusive o Viajante Doria desconhecia) conhecem a história desse recanto da cidade.

O RdV. apresenta a Ladeira da Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso.

A Ladeira do Misericórdia foi a primeira via pública da cidade do Rio de Janeiro. Surgiu certamente em 1567 quando da transferência para o Morro do Castelo, da cidade fundada por Estácio de Sá. No alto dela estava situado o Largo do Castelo com o prédio do Colégio da Companhia de Jesus, dos padres jesuítas.

No ano de 1878, quando foram cadastrados e renumerados todos os imóveis da cidade, a Ladeira da Misericórdia tinha onze prédios.

Mesmo com a demolição do Morro do Castelo em 1921, ainda resta ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, o pequeno trecho inicial da mais velha rua carioca, que mesmo apesar de terminar abruptamente em lugar nenhum, ainda apresenta o seu calçamento original.

A Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso é uma das mais antigas igrejas da cidade do Rio de Janeiro. Localizada na Rua Santa Luzia, 206 no Centro do Rio de Janeiro, próxima ao centro histórico da Praça Marechal Âncora.

A história da igreja remota da construção da capela em 1567 no Morro do Castelo, contudo com a remoção deste morro, a igreja foi reconstruida em 1780 para integrar o complexo da Santa Casa de Misericórdia, guardando os altares e púlpito remanescentes da Igreja dos Jesuítas, demolida com o Morro do Castelo.


Fonte Histórica: Wikipedia

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.