Ads Top

CANTINHO DO BUSOLOGO - Gardel e os Queimadenses

Aqui existia um ponto de ônibus... aqui paravam os urbanos e micros da Queimadense... Hoje, não passam de um mera placa indicativa de um tempo que não volta mais...

E assim começamos o Cantinho do Busólogo da cidade de Queimados... Mas, vamos começar com alto astral. Que entrem os Queimadenses!!

Começamos com o que registramos no caminho, já na fronteira entre Nva. Iguaçu e Queimados...

Em Comendador Soares (Ou Morro Agudo, como preferirem), temos o Marcopolo Senior da Vila Rica (Que um dia já foi servida com Ciferal com motor traseiro) em MB LO na linha Morro Agudo x Pavuna (Via Light). Foto de Rodrigo Silva

E Nilopolitana em duas versões...

New Nilopolitana in Neobus Mega, in MB OF 1418.

O Detalhe é a dupla de letreiros digitais nas cores laranja (para a vista Linha-Origem-Destino) e verde (para o itinerário da linha)

É, meus amigos... Também temos micros na 429I (melhor isso do que GLS BUS... ou melhor GLS BUS do que isso?!?)... Comil Piá em MB LO e com "Ar janelado" (a expressão é cortesia do amigo Anderson Sousa Feijó, de Macaé! Um abraço, cara!).

E "Linaveamos" em Queimados
Neobus Thunder em MB LO na linha Nossa Sra. do Rosário x Nova Iguaçu. Esse aí é um dos micros que a Linave possui. Eles tem até um nome simpático: Júnior.

Outro Thunder na Integração ONIBUS - TREM. E a NEOBUS tem lugar garantido na Linave.

Neobus Spectrum City, in OF 1418 na Linha Nva. Iguaçu x Queimados.

Olha aí mais um Junior! Mascarello Gran Micro na Nova Iguaçu x Queimados. E habemus Caio...

Caio Foz Super em MB OF 1418 na Linha Queimados x Vilar dos Teles. Abaixo, temo Apache Vip em VW 15-190, também na linha Queimados x Vilar dos Teles.

E aproveitando o verde da Linave, clamemos pelo "verde psicodélico" da Fazeni...


Torino GV em MB OF 1620, na linha Japeri x Eng. Pedreira. O destaque fica por conta da criatividade do depto. responsável pela elaboração das vistas desses carros da foto.

Depois de muuuuuita análise e observação é que concluimos o que estava escrito abaixo do "ENG. PEDREIRA": VIA STA. AMÉLIA. Mas, quem não quiser forçar muito a vista, é só ler a vista auxiliar, que traduz o que significa o "montinho" embaixo do ENG. PEDREIRA.

Mas, com nova pintura e novos carros...

...não sabemos se "The 70's age" acabou na Fazeni. Spectrum City in VW 15-180 na Japeri x Eng. Pedreira. E por acaso, vocês sabem onde ficam o FANCHEM?

Eu não sei...mas esse Neobus Thunder + em VW 9-150 deve saber...

E o Comil Piá "Folhão" sabe onde é?? Claro que não, pois ele está indo pra TRÊS FONTES.

E esse Neobus Thunder+ estava cantarolando a la BLITZ... "Estou a dois passos... do PARAÍSO... e ainda vou passar em Camões! Nem sei por que eu fui dizêêêêê... bye-bye!".

E depois de Fazeni, vem aí... TRANS 1000 e seus BlueCaps!!!

Começamos com o simpático Senior Midi, na linha 440B Queimados x Central.

E o Relatos de Viagem etc. pergunta: Por que esse carro é Série Ouro? Por acaso, ele tem algum item especial?

Busscar Urbanus em MB OF 1721...

...em duas versões na 010 Queimados x Cabuçu. Com "Conjuntivite" e com a vista "Sã". É, meus amigos...em outros tempos, esses Urbanus já cruzaram a Avenida Brasil e a Via Dutra, operando as linhas 478B, 003, 005, 127B e 131B.

E a Trans1000 também vai pro "Cabuci" (ou seria Cambuci?)

Nem um, nem outro...na verdade, esse Marcopolo Viale opera a linha 010, só que a vista está tampando parcialmente o "U"do Cabuçu.

Viale é Viale... o resto que se acabe! E esse aí está se acabando entre Queimados e Cabuçu. Ah, o RdV. quer saber: existe a 010 Rápido? Se não, pra que a placa "PARADOR"?

E pra encerrar o show dos Blue Caps de Mesquita...

...El Gran Cotó (Gran aonde??): Ciferal GLS BUS em MB OF 1620 na linha Campo Alegre x Vila Camorim.

Isso é o que podemos chamar de Micro-Micrão! Argh! :(

E para encerrar, vamos a principal empresa da Cidade de Queimados! Mas, antes... vamos esclarecer quem é Gardel, Carlos Gardel.
Carlos Gardel (Tacuarembó ou Toulouse, 11 de dezembro de 1890 — Medellín, 24 de junho de 1935) foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade. Seu lugar de nascimento constitui uma questão controversa. Alguns sustentam que Gardel teria nascido no interior do Uruguai no departamento de Tacuarembó baseando-se em alguns documentos e matérias jornalísticas de época. Outros dizem que Gardel teria nascido na cidade francesa de Toulouse como Charles Romuald Gardès, filho de pai ignorado e de Berthe Gardès (1865-1943). Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".

Cantor e ator celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango. Inicia-se como cantor ainda jovem com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. Sua primeira interpretação formal se dá no Teatro Nacional de Corrientes, no qual também se apresenta Don José Razzano, com quem forma uma parceria por vários anos. Pela sensualidade de sua voz, que se presta muito bem à interpretação da milonga – gênero precursor do tango – torna-se conhecido a partir de "Mi noche triste" 1917.

Gardel morreu num desastre de avião durante uma turnê, em Medellín, na Colômbia. Seus restos mortais encontram-se no Cemitério de la Chacarita na capital argentina.

Bom, agora que sabemos quem é Gardel...vamos a "milonga" dos Queimadenses que o homenageiam.

Começamos "milongando"com o Torino GV, em MB OF 1318 na linha 640I Queimados x Eng. Pedreira (Via Belmonte). É a RJ 144 se fazendo presente.

E esse seria o 645I Queimados x Eng. Pedreira (Via Dutra)? Uma coisa é certa! Mais um OF 1318 vem se apresentar na "Milonga dos Queimadenses". E vamos aos municipais de Gardel...

¡Cómo es éste, hermano! ¿Usted es un micrón? ¿Uno micrão? ¿Micro-Micrão? Um Torino GV que me lembra o Torino LN em Além Paraíba, no ROTEIRO NORTE.

Na linha Queimados x Santiago (Municipal? E desde quando a Gardel faz linha Internacional?De Queimados a Santiago, no Chile...hehehehe)

Na Linha Queimados x Sto. Expedito, vemos esse simpático Ciferal Padron Cidade I, em MB OF 1318. Abaixo, vemos outro Cidade I na Linha Queimados x Valdariosa... Por lá, está localizada a Instituição Irmã Dulce da Bahia, uma instituição sem fins lucrativos com o intuito de se construir uma realidade diferente da vivenciada atualmente.

E agora, o que tem de "new" in Queimados City.

Torino G6, em OF 1318, indo para a Ponte Preta.

E para encerrar..."Raulzito" e a Busologia Coletiva...

"...Mas se eu quero e você quer
Tomar banho de chapéu
Ou Esperar um Queimadense
Ou Viajar num Gardel, então vááá!!!
Fazeni te leva a Eng. Pedreira
Passando Por Santa Amélia, Améliaaaa...

Viva, Viva, Viva a Busologia Coletiva
Fazeni te leva!!! A Engenheiro Pedreira!!!
Viva, Viva, Viva a Busologia Coletiva
Todo Torino GV é uma Estrela (E por isso a Rio Ita vive cheia deles! Uma Frota "Estrelada!")
Viva a Busologia Coletiva! VIVA,VIVAAAAA..."

Forte abraço para você, que visita o Relatos de Viagem etc. :)

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Rodrigo Silva e Luiz Antonio Doria
Fonte Biografia Carlos Gardel: Wikipédia

3 comentários:

  1. Velhão, o que fizeram com aquele GLS!? Aquilo é totalmente insólito, literalmente amputaram o bichinho... eles devem ter algo contra GLS e simpatizantes... HUAHAUHAUUAHUAHUAHUA!

    No mais, parabéns pelos relatos divertidos e inteligentes. É um dos sites mais criativos que tenho visto sobre busologia e, além dos "bichos", trazem para nós a história de nossas cidades e seu povo. Eu também só viajo de dia, pois além de pensar em chegar, quero apreciar a viagem e conhecer os lugares.

    Saudações, galera!

    Onofre W L

    ResponderExcluir
  2. Sugeriria Dória que você enviasse ao Railbuss.com a foto do cotó.Certamente vai dar o que falar! Se você for de Salvador, favor postar fotos de rodoviários, para matar saudades das empresas e o que elas têm de novo. Sou baiano (feirense)e moro em Jaciara-MT. Abraços, Cláudio

    ResponderExcluir
  3. Caro Cláudio, vou sugerir ao Silva (autor da foto) o envio ao RailBuss.

    Sou do Rio de Janeiro, mas tenho minhas raízes de família na Bahia, mais precisamente em Cachoeira, no reconcavo baiano.

    Tenho muita vontade de aparecer no Sul e Reconcavo (Feira de Santana tá incluido). Aprendi a gostar das empresas da Bahia, como a Camurujipe, Viazul (Saudades...), Santana, Jauá e a Catuense (a pintura antiga era lindissima).

    Mas,pode deixar que sua idéia tá anotada, meu caro!

    Abração e que DEUS e o ronco do SCANIA 113 esteja com voce!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.