Ads Top

Queimando os corações em Queimados

Diz o adesivo acima que QUEIMADOS é a cidade do coração...E ela "torrou" mais que o meu coração. Mas, antes de descrever o breve relato sobre essa cidade, vamos apresentar os amigos que "queimaram" junto com o Viajante Dória.

O RdV. Etc teve a companhia de Leonardo e Viviane Branco e Bruno R. Araújo neste roteiro que começou na grande Duque de Caxias, mas precisamente no Ponto Regulador da 429I Queimados x Caxias.

Teatro Raul Cortez, Duque de Caxias


Abaixo, a foto do Neobus Mega em MB OF 1418 que nos levou. Um detalhe que nos chamou a atenção é o fato desse carro ter balaustres em todos os banco de acesso ao corredor.

Depois de quase duas horas de viagem, chegamos a Queimados. E por que teria Queimados esse nome? Para explicar a origem do nome dessa cidade...vamos voltar no tempo...

Centro de Queimados

No século XVIII, a localidade onde está situado o Município de Queimados fazia parte das terras da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu. Esta foi a última das freguesias do então Município de Iguassu, que era posto ainda pelas freguesias de Nossa Senhora da Piedade do Iguassu, Santo Antônio da Jacutinga, Nossa Senhora do Pilar e São João de Meriti.

A Freguesia de Nossa Senhora do Marapicu, por sua importância econômica, acabou recebendo o titulo de Freguesia Perpétua. Com a expansão da economia cafeeira, em meados do século XVIII, foi construída a Estrada de Ferro D.Pedro II, trazendo mais prosperidade a região. O projeto inicial desta ferrovia previa a extensão dos trilhos até a Freguesia de Nossa Senhora de Belém e Menino Deus, atual Jacutinga, que chegou a construir um prédio para sediar a estação.

Porém, milhares de operários chineses, construtores da estrada, foram Avitimados tanto pela Malária quanto pela epidemia de cólera, que arrasou toda a Colônia, em 1855. Como a morte dos Chineses iria retardar o assentamento dos trilhos, rapidamente foi construída a Estação de Queimados.

Segundo a história, a origem do nome do Município deve-se a este acontecimento, uma vez que os Chineses tinham por costume queimar os seus mortos. Este costume criou entre os populares, que tinham que passar pelo local onde os Chineses haviam sido queimados, a seguinte forma de indicar o caminho: "vou pela estrada dos queimados", o que acabou por nomear a localidade.

O destaque para essa cidade da Baixada Fluminense fica por conta da Praça Nossa Senhora da Conceição, onde se encontra a Igreja da Paróquia de mesmo nome.

Elas se localizam próximo a Avenida Irmãos Guinle, a principal via de acesso de Queimados e onde várias linhas de Ônibus fazem paradas, como por exemplo a 440B QUEIMADOS x CENTRAL, da Trans 1000.

Praça e Estátua de Nossa Senhora da Conceição (Detalhe)

E não é só ônibus que o queimadense usa para se locomover...

...também tem o ramal Japeri, que transporta milhões de usuários diariamente para a Central do Brasil ou para as várias localidades servidas pela Supervia. As Kombis, Vans Charretes e Mototáxias também servem como forma de transportar o cidadão de Queimados para bairros e distritos da cidade.
A outra forma de se locomover em Queimados: Mototáxis.

A minha dica de alimentação fica por conta da Pastelaria Quero Mais, que possui o melhor pastel da cidade (e não está na mão dos chineses) .

Silva degustando da combinação Pastel e Suco de Maracujá

Agradeço a companhia dos amigos Leonardo e Viviane Branco e Bruno R. Araújo nesse roteiro. Pela paciência e disposição em acompanhar o Relatos de Viagem etc., MUITO OBRIGADO!

Mais um momento da Equipe RdV. Etc e convidados, by Rodrigo Silva

E não deixem de ver os Queimadenses no CANTINHO DO BUSÓLOGO, com Rodrigo Silva.

Um Abraço a todos e que DEUS e o ronco do SCANIA 113 estejam com todos vocês.

Fonte Histórica: http://www.queimados.rj.gov.br/historia.php
Fotos: Rodrigo Silva e Viajante Dória
Texto: Viajante Dória

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez, Dória! O Relatos de Viagem está cada vez melhor. Foi uma pena não ter estado com vcs neste roteiro da Baixada, mas não faltarão oportunidades de acompanhá-los! Um grande abraço!

    David Freitas
    http://sulfluminensebus.fotopages.com

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante o relatos de viagem, e esta materia. To aqui, pela prima vez comentando, a gente viaja tanto se deliciando no site, que ate esquece de comentar!

    abraços!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.