Ads Top

Macadâmias, Tilápias e Suco de Uva

Não, não é uma matéria gastronômica. Mas até que poderia...Pois o RdV. Etc. foi pego de surpresa nesse último feriadão. E a "pegadinha"aconteceu na pequena e acolhedora Piraí, onde aconteceu no período de 11 a 14 de outubro a "Piraí Fest Paladar", o festival de Gastronomia e Cultura de Piraí.
O RdV. etc. fez uma pequena cobertura sobre a cidade e o evento que ocorreu nessa cidade, que também aproveitava para comemorar seus 170 anos de emancipação...Mas, primeiramente...vamos falar de PIRAÍ.

Na entrada da cidade, nos surpreendemos com o que estava ocorrendo por lá. O destaque inicial fica por conta da Pça Getúlio Vargas, onde há uma variedade da mata nativa como a pata-de-vaca e o pau-ferro. Abaixo, podemos ver dois belos patrimônios da cidade: Um monumento alusivo aos 150 anos da cidade (Datado de 17 de outubro de 1987) e o Paço Municipal, onde fica a prefeitura municipal.



Paço Municipal e detalhe do mesmo

Na Praça de Santana (foto abaixo), aconteciam os shows relativos ao evento e na frente da Praça se encontra a centenária Igreja de Santana. E falando em show, no dia em que estávamos na cidade, o Afroreggae fazia uma empolgante apresentação.


A Igreja e a Praça de Santana e as performances do Afroreggae

Cortando o Rio Piraí, a Ponte Corta-Rio que liga a simpática cidade a Barra do Piraí e consequentemente, a Bela Valença.

Rio Piraí

E Próximo dali, uma outra ponte com bela arquitetura metálica.


Agora, vamos ao PIRAÍ FEST PALADAR.


O Festival de Cultura e Gastronomia da cidade tem como principal objetivo divulgar o artesanato e a gastronomia local. Dentre os principais atrativos destacamos a Noz de Macadâmia, pratos feitos a base de Tilápia e o mais puro suco de uva, sem traços de conservantes ou teor alcólico. Mas, quem preferisse um maior nível etílico, não faltavam opções: Chopp (claro ou escuro) e muuuuuita cerveja. Preferimos ficar no "vinho sem alcool" :)

Depois de muita Macadâmia nas idéias e algumas surpresas busológicas, seguimos para Pinheiral, com direito a Conexão (ou transbordo, como queiram).

ARROZ A SOMBRA DE UM PINHEIRO


Antes de curtir a sombra de um pinheiro, o RdV. Etc teve que passar dentro de um Arrozal.


Praça São João Batista

E a pergunta que muitos fazem: Arrozal é distrito de Piraí ou Pinheiral?? E a resposta é...DE PIRAÍ! E o que tem lá?

Igreja de São João Batista

Arrozal não tem plantações de arroz na região (pelo menos não vimos nenhuma plantação no centro da localidade), mas pudemos observar no curto tempo de espera da conexão o que o distrito oferece.

Igreja da Paróquia de Nossa Sra. da Conceição

Ao contrário de Arrozal, Pinheiral tem pinheiros, tanto árvores...

...como nas calçadas da cidade.


O Destaque inicial da cidade, que desfrutava de uma total tranquilidade e quietitude nesse feriado de outubro, é a Antiga estação ferroviária da cidade (foto abaixo).

Bem-Vindos a Pinheiral

Olha aí o Silva se sentindo como um Pinheiro em Pinheiral!

Em uma rápida incursão pelos Pinheiros de Pinheiral, temos como destaque também as Praças Teixeira Campos e a Praça Brasil...

...Ah, se o Brasil fosse como essa pracinha, seria um país mais decente para se criar nossos filhos.

A nossa dica de viagem é dar uma passadinha na Casa do Mamão, próximo a saída da Via Dutra para Piraí.

Mas, o RdV. não ficou apenas entre Piraí e Pinheiral...de Pinheiral seguimos para Volta Redonda e Mansa Barra Mansa...Essas duas últimas vão ficar para o CANTINHO DO BUSÓLOGO, que está imperdível.

Abraço a todos os visitantes!
Texto: Viajante Dória

Fotos: Viajante Dória e Rodrigo Silva




Um comentário:

  1. Melhor eu já ir fazendo uma agenda de datas comemorativas das cidades, para quando numa dessas eu já estar mais bem programado !


    Em outubro pretendo estar lá também para conhecer melhor !!!!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.