Ads Top

ROTEIRO NORTE - Olhos Atentos de Petrópolis a Três Rios

E depois de passar pelo Centro de Petrópolis, seguimos viagem pela Estrada União e Indústria. A histórica estrada foi a primeira ligação entre as terras de veraneio da Família Imperial e as Minas Gerais. Hoje, em seu trecho Petrópolis x Três Rios, ela alterna trechos da estrada antiga com outros incorporados à BR-040.

Na chegada a Itaipava, distrito petropolitano cortado pela União e Indústria, avistamos o monumento alusivo aos cem anos da estrada.

Ainda em Itaipava, detalhes de sua natureza e arquitetura.

E estrada que segue. No trecho entre Itaipava e Posse, seguimos lado a lado com o Rio Piabanha. Na altura de Areal, este rio se revelará caudaloso e passará a ladear também a BR-040, rumo ao encontro dos Três Rios.

E, enfim, chegamos a Posse. O último distrito de Petrópolis guarda um cenário bucólico e tranquilo.

É caminho para quem segue para várias localidades.

Areal já foi fotografada na lente do Viajante Dória, e aqui vemos a ponte que deixa a pequena cidade serrana rumo à BR-040.


Um tempo para observar um pouco mais da beleza do Rio Piabanha.

Alberto Torres, em Areal. Espremida entre o rio e a montanha, esta pequena localidade se resume a uma fileira de casas de cada lado da única rua que a corta. O cenário peculiar se complementa na pista que não chega a comportar dos ônibus lado a lado, nos jardins bem cuidados e na sensação de que todos por lá se conhecem...

E ao deixar Alberto Torres, este presente para os olhos: uma ponte com jeito de túnel do tempo...

E pontes não faltam na região. Chegando a Três Rios - cidade que não carrega este nome à tôa: é nela que se encontram os rios Piabanha, Paraibuna e o grandioso Paraíba do Sul - mais uma bela ponte nos recepciona.
De Três Rios, o Roteiro Norte do RdV seguirá a terras de Pão de Queijo, uai! Mas antes disso, ainda teremos o Cantinho do Busólogo, com o que vimos até aqui.

Grande abraço :)

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.