Ads Top

ROTEIRO NORTE - Do Rio a Petrópolis, pelo Caminho Imperial

Com prazer, o Relatos de Viagem Etc. apresenta o Roteiro Norte. Em diferentes dias entre 7 e 15 de setembro, percorremos diversas cidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, e vamos mostrar a você, nosso visitante, os caminhos, os lugares e os ônibus deste grande roteiro.

Relaxe, recline, ponha o seu som favorito e deixe a paisagem correr pela janela. A viagem está só começando...

Este andarilho que vos escreve começou seu roteiro com uma das paisagens mais comuns em suas viagens...
Desta vez, a Ponte Rio-Niterói foi estranha no ninho, pois costumo fazer este trajeto por Alcântara e Magé, praticamente dando a volta pela Baía de Guanabara.

E aqui, o marco do início pra valer deste roteiro. O obelisco alusivo à instalação de Fábrica de Pólvora da Estrela e as dependências da Indústria de Material Bélico, inicia-se a estrada que liga Raiz da Serra, nas imediações de Piabetá, em Magé, à imperial Petrópolis. A histórica estrada, trajeto da monarquia brasileira a sua residência de veraneio, conserva até hoje sua coleção de sinuosas curvas e magnífico visual.

Vila Inhomirim, ou Raiz da Serra, é o último recanto da primeira ferrovia do Brasil. Em tempos idos, dali desmbarcava-se dos trilhos para diligências que subiam a montanha. Peguemos a nossa, então.

E começam as curvas. São inúmeras: difícil é identificar um trecho reto nesta estrada. Quatorze quilômetros de paralelepípedos (eventualmente cobertos por asfalto por uma recente operação tapa-buracos) morro acima até Petrópolis.


E, metro a metro que subimos, vão se revelando incríveis visuais. Lá embaixo, é possível avistar trechos de todas as cidades no entorno da Baía de Guanabara, em qualquer dos lados.



A seguir, basta olhar um pouco para cima e observar uma cidade serrana, que se apresenta com uma ocupação organizada, porém sem deixar de ser vertiginosa...

São as boas-vindas a Petrópolis. Você chegou da mesma forma que majestades e altezas (com certeza: duvido que uma carruagem fosse mais confortável que um ônibus da Trel, mesmo sabendo exatamente o que é um ônibus da Trel, hehehe... Não perdem por esperar o Cantinho do Busólogo...), e recebe de brinde um clima ameno e aconchegante.

E o Roteiro continua. Vamos contar um pouco de cada pedaço do trajeto, e na próxima eu mando a viagem pela União e Indústria, de Petrópolis a Três Rios. Grande abraço :)

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.