Ads Top

CANTINHO DO BUSÓLOGO - Pela Estrada União e Indústria

Começamos em Itaipava. O belo distrito de Petrópolis é domínio da Autobus. E é no Terminal de Itaipava que se juntam ícones de gerações passadas da Capital fluminense, como Padron Cidade e Turquesa MB OF-1721, e a prata da casa, composta de Sveltos, Megas e Torinos de diversas gerações.

Quem dera a cidade de Rio Bonito tivesse um desses... Pena que não posso mais que torcer para que a Rio Bonito x Alcântara venha a ter carros como esse um dia...
Segui a bordo do valente Turquesa 7041 para Posse, o último distrito da Cidade Imperial.

A linha conta com, pelo menos, dois carros, e o trajeto até Posse conta com mais uma linha até o Terminal de Itaipava.
Agora é a vez de um Mega VW 17-210, também da Autobus.

E não tem como chegar à Posse sem fotografar ao menos um Transpal. Ao contrário das demais empresas do município, não é possível ver um de seus três carros (são eles este simpático Cidade I OF-1721, um Urbanus II e um Torino LN, ambos dsobre OF-1318) circulando no Centro. Suas duas linhas (da Posse para as localidades de Jurity e Albertos) passam pelos Caminhos do Brejal, área de eco-turismo na região.

Sediada na última parada deste meu sete de setembro, a Além Paraíba Tour viajou até a Posse, onde faz fretamento com seus Viaggios OF. Acima, um GV sobre OF-1721, e abaixo um G6 sobre OF-1722.

Foi uma longa espera neste pequeno e aconchegante distrito, até que chega...

Ele, um interessante Urbanuss OF-1721 (cara, esse chassi está praticamente uma unanimidade até aqui, mas é o último neste post...) que me levará até seu líder... Ops, sua sede. É só o começo de uma longa jornada sobre as rodas da Progresso.

Dando continuidade a nosso roteiro pela União e Indústria, chegamos a Areal. Esta pequena cidade, outrora o último distrito de Petrópolis mesmo, é servida pela Expresso Areal. Mas... já disse que a cidade é pequena, né? Pois bem, não tinha ônibus nenhum no terminal. Uma pena, pois a curiosa frota dela inclui Vitórias encurtados, GLS Bus e Torinos de três portas, vestidos sobre uma simples e bonita saia verde e blusa branca com detalhes em amarelo.
Na falta de Expresso Areal, vai mais Progresso, pronunciando-se numa linha muito pouco vista: Areal x São José do Vale do Rio Preto, representada por um bem conservado Urbanus III sobre OF-1620.

A caminho de Três Rios, um insight torinesco deste andarilho. Celular básico e sem zoom é igual a resolução tosca em fotos à distância, mas não podia deixar de destacar este Torino da Elfatur.
Além da saudade que me despertou (quando me mudei para a minha casa atual, a empresa que atua no meu novo bairro estava por adquirir diversas unidades deste modelo, exatamente nesta configuração, que virou um sucesso do meu lado da poça).
É um Torino G3, o primeiro lançado pela Marcopolo...
Ah, o insight: a Marcopolo afirma que a geração atual do Torino (G7) é a quinta do modelo. Estão certos, mesmo! Se o primeiro Torino é o da Geração 3, basta fazer as contas...

Bem-vindo a Três Rios, e bem-vindo à sede da Progresso. A mesma daqueles discretos Urbanus mostra seu lado imponente em seus rodoviários. Podemos dizer que estamos falando da única empresa de porte no Estado que consegue crescer sem ter uma linha sequer na Capital.
Vamos conhecer, então, um pouco mais desta força do interior.

Este é o Marcopolo Viaggio G6 sobre Mercedes-Benz que me levou passeando à próxima parada, Juiz de Fora.

E aqui, um Viaggio GV que seguirá para Além Paraíba...

E Três Rios também é terra de Transa!

Transa que vem, com este Viale OF-1417 - argh! Bancos de fibra e meio do salão com três bancos individuais de cada lado são especialidades da única empresa municipal entrerriense...

Transa que vai... Com seu modelo mais frequente, o clássico Torino GV sobre Mercedes-Benz OF-1620.

Tá, né? Já que eles chamam isso de transporte, lá vai uma prova de que nem tudo que a maioria aceita é bom: moto-táxis em Três Rios são legalizados... Não era mais jogo melhorar o transporte por ônibus?

Um grande abraço... E o roteiro continua :)

Um comentário:

  1. Estou viajando contigo. Muito bom o seu relato. Só uma pequena correção: a Transa não é a única empresa municipal de Três Rios. Tem também a São Geraldo.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.