Ads Top

Uma jornada busológica pelo Sul Fluminense - Parte II

VALENÇA: UMA BELA CIDADE NO VALE DO CICLO DO CAFÉ

Depois de pernoitar no hotel Valenciano, comecei a observar os principais atrativos da cidade. Ao chegar em Valença, já fiquei impressionado com a belíssima e histórica rodoviária da cidade, com seus belos exemplares da frota rodoviária e urbana da mesma .

Praça Paulo de Frontin, bem em frente ao Hotel Valenciano.

Andando por Valença, observa-se que há poucos trechos asfaltados e um total predomínio de paralelepípedos e pedras em algumas ruas e travessas. Há uma mescla do interior com o agito urbano e muitos jovens curtindo o dia/noite da cidade.



Rodoviária de Valença


Coreto da Praça Visconde de Rio Preto

E como há belas praças e grandes áreas verdes no Centro da localidade! Destaque para a Praça Visconde do Rio Preto, que abriga o Monumento a Inteligência, uma homenagem da Academia Valenciana de Letras. Próxima a essa praça, temos a Imponente Igreja de Nossa Senhora do Rosário e um monumento em homenagem ao Cardeal Arcoverde. Aliás, também se homenageia nesta praça um ilustre valenciano: Vitor Pentagna.




Monumento a Inteligência


Adicionar legenda


Nos Arredores da Majestosa Igreja Nossa Senhora da Glória, que possui uma belíssima praça com uma estátua da Imaculada Conceição.

Igreja da Nossa Senhora do Rosário


Igreja Nossa Senhora da Glória. 

Estátua da Imaculada Conceição.
Nesse mesmo quarteirão, temos como destaque o Colégio Sagrado Coração de Jesus, pela sua magnífica arquitetura e o Parque municipal da cidade (suponho que seja...), que possui uma farta varidade de plantas, flores e fauna da nossa querida e amada mãe natureza.

Colégio Sagrado Coração de Jesus.


Parque Municipal de Valença


Após observar a frota da nobre cidade (sem trocadilhos com a FROTANOBRE, de Minas Gerais), seguimos para o próximo destino, que não estava definido inicialmente em meu roteiro: A CIDADE DE RIO DAS FLORES.





"NADANDO" NO RIO DAS FLORES

Chegando em Rio das Flores, já desci atrás de duas raridades que estavam estacionados em uma rua próxima: Um Padron Alvorada 86, Chassi MB e um Marcopolo II, além de MAIS UM MB O 371 U (Parece que essa carroceria me persegue!), todos eles pertencentes a Prefeitura de Rio das Flores. Eles serão exibidos no CANTINHO DO BUSOLOGO. Mas vamos a cidade.

Destaco como atrativos a Igreja Matriz de Santa Tereza D´avila (Foto acima), onde foi batizado o ilustre ALBERTO SANTOS DUMONT (acho desnecessário detalhar sobre esse grande brasileiro. Detalhe na foto abaixo). Também há o antigo prédio do Fórum e a simplicidade, simpatia e tranquilidade do interior fluminense.


TRANSA EM TRÊS RIOSCalma, calma...sem maldades, meus caros visitantes...me refiro a TRANSA TRANSPORTE COLETIVO LTDA., empresa que faz o transporte municipal da cidade de TRÊS RIOS.

Para chegar a TRÊS RIOS, passamos por recantos bucólicos do nosso estado: MANUEL DUARTE, CACHOEIRA DO FUNIL, AFONSO ARINOS, TRÊS ILHAS, MONTE SERRAT, COMENDADOR LEVY GASPARIAN. Em Três Rios, cidade que já visitei e indiquei um excelente hotel: O Comendador, registrei alguns exemplares abaixo:

Modelo Carroceria: Marcopolo Torino GV
Modelo Chassi: Mercedes Benz OF 1620
Linha: PALMITAL - CARIRI

Modelo Carroceria: Marcopolo Viale
Modelo Chassi: Mercedes Benz OF 1417
Linha: PILÕES

A minha dica de alimentação é o Restaurante 4 Estações, próximo a Igreja de São Sebastião.



Em breve a terceira e última parte dessa jornada...com um fim inesperado!!



Um comentário:

  1. vocês não acharam o novo Viale da Transa por lá não?

    Segundo me informaram trata-se do 732, OF-1418 com vista eletrônica...

    Abraço!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.